The Best Albums of 2018

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

4AD / Dezembro 1989

23 Envelope


















Em Dezembro de 1989 esteve patente uma exposição com capas de discos dos primeiros dez anos da editora 4AD, numa galeria de Arte em Londres.
A Arte Gráfica das edições discográficas estava a cargo da dupla Vaughan Oliver e Nigel Grierson, da agência 23 Envelope. Durante anos a fio, e na principal fase da editora de Ivo Watts-Russell, distinguia-se uma edição da 4AD só pela capa. Sempre com um design apelativo e coincidente com o então chamado Som 4AD.
O período de ouro da casa sediada em Alma Road, na capital inglesa, foi revolucionário não só na música independente e alternativa, como também pioneiro num certo estilo de design gráfico altamente identificado.
Viviam-se os últimos anos da supremacia do formato em vinil, que favorecia a criatividade gráfica proporcionada pelo espaço disponível de superfície frontal das capas e contra-capas. Em pleno percurso, apareceu a meio o formato CD, que viria desde essa altura a levantar novos desafios para os desenhadores de capas de discos.
Nomes de artistas, formações e bandas como Le Mystère des Voix Bulgares, Cocteau Twins, This Mortal Coil, Clan of Xymox, The Wolfgang Press, Throwing Muses ou Pixies devem também muito da sua popularidade e culto à imagem gráfica das suas edições discográficas.
Ficam alguns dos mais emblemáticos exemplos expostos há 25 anos:



















Sem comentários: