
Antes do álbum «It'll End in Tears», o colectivo This Mortal Coil estreou-se com um EP em 1983. No alinhamento apenas três temas num mini-álbum que seria o percursor de uma fabulosa trilogia de longa duração entre os anos de 1983 e 1991.
Os três temas de «Sixteen Days/Gathering Dust» foram tocados e interpretados por Gordon Sharp (dos Cindytalk), Robin Guthrie e Elizabeth Fraser (dos Cocteau Twins), Michael Conroy e Gary McDowell (dos Modern English) e ainda Martyn Young (dos Colourbox). Foi esta a formação fundadora do projecto idealizado por Ivo Watts-Russel (mentor e proprietário da 4AD), em Wadsworth, Londres. O produtor foi John Fryer, o principal arquitecto do tão característico som 4AD.
"Sixteen Days/Gathering Dust" são as versões – muito alteradas – de duas composições dos Modern English, na altura também uma formação albergada pela editora independente 4AD.
Mas a principal atracção deste EP dos This Mortal Coil é a soberba versão da canção “Song To The Siren”, de Tim Buckley. Apenas a voz de Elizabeth Fraser acompanhada pela space guitar de Robin Guthrie e assim se reconstruiu um clássico no universo alternativo britânico, ainda na primeira metade da década de 80 do século passado.
A mesma interpretação faria parte do álbum «It'll End in Tears», já em 1984.
Apreciada até aos dias de hoje, muitos consideram a interpretação da dupla Fraser e Guthrie superior ao original de Buckley.
Seguem-se as imagens do vídeo oficial da versão dos This Mortal Coil no tema “Song To The Siren”:
Sem comentários:
Enviar um comentário