The Best Albums of 2018

sábado, 19 de junho de 2010

4AD – 1982 / Cocteau Twins




















No segundo ano de existência, a 4AD edita o álbum estreia dos escoceses Cocteau Twins.
A banda formada por Elizabeth Fraser (voz/vozes), Robin Guthrie (guitarista) e Will Heggie (baixista) viria a ser a formação dream alternative pop da casa de Alma Road. Um primeiro trabalho ainda arreigado às heranças pós-punk, mas que iniciaria a partir do ano seguinte, no álbum «Head Over Heels» (já sem Will Heggie; faria parte dos Lowlife a partir de 1983), uma trajectória ascendente de beleza etérea e surreal da pop alternativa de 80.
O maior exemplo desse caminho em espiral ascendente culminaria no disco «Treasure» (1984), aí já com a inclusão do novo baixista e teclista Simon Raymonde, músico que muito contribuiu para a sonoridade que viria a ser típica dos Cocteau Twins.
Nas imagens em vídeo fica o tema “Wax And Wane” – numa interpretação ao vivo – do alinhamento do primeiro registo de originais dos Cocteau Twins. A banda que, ao lado dos Dead Can Dance (de Lisa Gerrard e Brendan Perry) e dos This Mortal Coil (projecto colectivo de múltiplos artistas), protagonizou o chamado som 4AD do seu período clássico, ou seja, os anos 80. «Garlands» foi começado a gravar em 1981 e foi editado no dia 1 de Setembro de 1982.
Os Cocteau Twins formaram-se em 1979 e desfizeram-se em 1997.


Sem comentários: